A Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social, ou apenas “ENESSO”, é uma entidade que representa os estudantes do curso de Serviço Social em todo o Brasil. A ENESSO tem como principais finalidades fomentar e potencializar a formação político-profissional dos estudantes de Serviço Social, bem como suas entidades representativas; promover o debate acerca dos problemas dos estudantes de Serviço Social; garantir o contato permanente dos estudantes de Serviço Social com a categoria dos Assistentes Sociais, suas entidades nacionais e latino-americanas.
Cabe também à executiva nacional a viabilização da integração com os movimentos populares e sociais como forma de crescimento político dos estudantes e de reforço e ampliação desses movimentos, bem como coordenar e organizar nos encontros Estaduais, Regionais e Nacionais, junto às escolas sede dos eventos, buscando a articulação com as demais entidades da categoria para a realização dos mesmos.
Confira a página oficial da ENESSO: https://enessooficial.wordpress.com/
Documentos Históricos da ENESSO:
História da Enesso: histc3b3ria-da-enesso
Quadro de Temas ENESS (Encontros Nacionais de Estudantes de Serviço Social) – 1978-2015 -: quadro-de-temas-dos-eness
Quadro de Coordenações Nacionais ENESS (Encontros Nacionais de Estudantes de Serviço Social) – 1978-2015 -: quadro-de-coordenac3a7c3b5es-da-enesso
Divisão Regional da ENESSO
Como forma de divisão organizacional para efeito de melhor atingir seus objetivos, a ENESSO é dividida em regionais, com a seguinte distribuição:
Região I – Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão e Piauí;
Região II – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco;
Região III – Alagoas, Sergipe e Bahia;
Região IV – Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grasso do sul e Minas Gerais (Uberlândia e Uberaba);
Região V – Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro;
Região VI – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Região VII – São Paulo.
Graduação em Serviço Social
O curso de Serviço Social tem titulação de bacharelado e duração média de quatro anos. A graduação permite que desde os primeiros semestres da faculdade os alunos sejam preparados para atuar em campo com atividades externas, na maioria das vezes em ONGs, instituição filantrópicas, escolas e comunidades carentes, deixando sempre em evidência a presença do Serviço Social na educação e do Serviço Social na saúde.
As pessoas que optam por fazer graduação em Serviço Social assumem uma grande responsabilidade quanto ao engajamento, equilíbrio emocional e proatividade que são exercidos enquanto profissionais. Por isso, o curso é uma área que requer vocação do futuro assistente social. Esses profissionais que têm sua atividade voltada à intervenção em situações de dificuldades passadas por indivíduos e comunidades, por meio de propostas e ações que promovem a garantia de direitos, a efetivação das políticas sociais e o exercício da cidadania.